air Bolsonaro, políticos aliados e militantes bolsonaristas intensificam suas atividades na Truth Social, rede social de Donald Trump, para criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e divulgar pautas da direita brasileira e americana. Da família Bolsonaro, apenas Carlos, vereador pelo Rio de Janeiro, ainda não tem perfil na plataforma.
O ex-presidente e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, aderiram ao Truth neste mês. Jair Bolsonaro publicou suas primeiras postagens na terça-feira (4/2), elogiando a rede por “prezar pela liberdade” e criticando Moraes por impedir sua viagem aos EUA para a posse de Trump. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também criou um perfil, mas ainda não fez publicações.
Flávio Bolsonaro usou a rede na última semana para comentar a visita do relator especial da OEA para a liberdade de expressão, Pedro Vaca. Já o jornalista Allan dos Santos, foragido da Justiça brasileira e exilado nos EUA, desafiou Moraes com a postagem: “Quero ver me bloquear aqui.”
Provocações e ataques
O deputado federal Gustavo Gayer também se juntou à plataforma e provocou: “Quero ver o Moraes derrubar esse hahaha.” A deputada Bia Kicis, por sua vez, compartilha discursos na Câmara sobre temas como a Usaid e a queda na popularidade de Lula. Seu perfil foi criado na semana passada.
O advogado e comentarista político Marco Antônio Costa publicou uma foto de Moraes com um boné com a frase: “Use a criatividade.” A jornalista e ex-atleta olímpica Ana Paula Henkel comenta medidas de Trump e Javier Milei, além de criticar a imprensa brasileira.
O empresário e jornalista Paulo Figueiredo Filho também desafia Moraes: “Alexandre, mostra que você é macho e bloqueia a gente aqui!”, publicou. Rodrigo Constantino, ex-apresentador da Jovem Pan, atacou Lula em uma postagem nesta segunda-feira (17/2), replicando um artigo intitulado “Tirar Lula será sempre prioridade.”
O X de Elon Musk enfrentou restrições no Brasil após problemas com decisões do STF. Já o Truth de Trump é visto como um espaço seguro para a direita. Aliados de Bolsonaro apostam que uma eventual ordem de bloqueio de Moraes contra a Truth Social seria inviável, dado o vínculo da plataforma com o ex-presidente dos EUA.
Acompanhe atualizações em nossas redes sociais: @ro24hnoticias

Comentários: