O Projeto Jovem Consciente, capitaneado pela Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, através da Coordenadoria Estadual da Juventude, realizou seu primeiro mutirão de palestras, neste primeiro momento no Município de Guajará-Mirim.
Mais de 400 jovens estudantes, da rede pública estadual e federal foram alcançados através da ação, a qual contou com oficinas sobre prevenção a AIDS e demais IST’s e entregas de Kits de Prevenção, reforçando a importância de jovens se conscientizarem sobre a temática, haja vista o aumento dos índices em todo o Brasil nos últimos anos, especialmente no período carnavalesco.

Dados do Ministério da Saúde, mostram que em 2023, houve um aumento de 4,5% nos casos de HIV em comparação a 2022, sendo a faixa etária com maior incidência entre 20 e 29 anos de idade.
Embora o Brasil tenha avançado na resposta ao HIV, com uma redução na taxa de mortalidade e um aumento na capacidade de diagnóstico, ainda há desafios a serem superados, especialmente entre os jovens.

Destarte, o Governo do Estado vem atuando através de inúmeras ações tanto para ampliar e melhorar toda a cobertura de apoio às pessoas que já possuem o diagnóstico, como também através de incentivo à prevenção, invectivando a execução do Projeto Jovem Consciente, para alertar os jovens e pó conseguinte buscar diminuir esse índice em Rondônia.
O Coordenador Estadual da Juventude, Luis Noberto, afirma que pretende atuar junto a SEJUCEL para expandir a ação o mais breve possível e atingir todos os 52 municípios. “Acredito que o projeto ainda irá alcançar muitos jovens e com isso alertá-los para uma vida segura livre de ISTs, com consciência, conhecimento, promovendo saúde para nossa juventude de Rondônia” concluiu.

Comentários: