Um alarmante relatório técnico elaborado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (CREA-RO) acaba de acender o sinal vermelho para milhares de motoristas que trafegam diariamente pela ponte sobre o rio Candeias, em Candeias do Jamari (RO). O documento, já nas mãos do Ministério Público Federal (MPF), revela um cenário preocupante que pode impactar diretamente a segurança de quem utiliza esta importante via de acesso.
INAUGURADA HÁ 16 ANOS E SEM MANUTENÇÃO ADEQUADA: O PERIGO SILENCIOSO QUE CRESCE A CADA DIA
Técnicos especializados identificaram durante inspeção visual rachaduras, fissuras e diversas anomalias estruturais na ponte que foi inaugurada em 2009. O mais alarmante: desde sua construção, não há evidências de que a estrutura tenha recebido os reforços estruturais necessários para garantir sua integridade ao longo destes anos.
Diante da gravidade da situação, o CREA-RO enviou um ofício urgente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) solicitando laudos anteriores, dados de monitoramento e cronograma de recuperação da estrutura – documentos essenciais que, até o momento, permanecem sem resposta.
SOLUÇÃO EM CURSO? DNIT PROMETE REFORÇOS EMERGENCIAIS, MAS PRAZO CONTINUA INDEFINIDO
Em comunicado ao CREA-RO, o DNIT afirmou que já contratou uma empresa especializada para executar reforços emergenciais utilizando cabos de protensão. De acordo com o órgão federal, os equipamentos necessários estão a caminho de Rondônia, porém ainda não existe um cronograma definido para o início efetivo das obras de recuperação.
A situação exige vigilância constante dos órgãos fiscalizadores e atenção redobrada dos motoristas que precisam utilizar esta importante via de transporte regional.
Comentários: