RO24H NOTICIAS

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Notícias Política

CARLA ZAMBELLI DEIXA O BRASIL APÓS CONDENAÇÃO: PGR PEDE PRISÃO PREVENTIVA E INCLUSÃO NA LISTA DA INTERPOL

DEPUTADA FEDERAL FOI CONDENADA PELO STF A 10 ANOS DE PRISÃO POR INVASÃO AO SISTEMA DO CNJ E FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS

CARLA ZAMBELLI DEIXA O BRASIL APÓS CONDENAÇÃO: PGR PEDE PRISÃO PREVENTIVA E INCLUSÃO NA LISTA DA INTERPOL
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão preventiva da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), após a parlamentar anunciar que deixou o Brasil. Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do STF a 10 anos de reclusão em regime fechado, além da perda do mandato e pagamento de R$ 2 milhões por danos coletivos, devido à invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes .

Segundo as investigações, Zambelli foi a autora intelectual da invasão, executada pelo hacker Walter Delgatti, que confessou ter agido a mando da deputada .

Em entrevista à CNN Brasil, Zambelli afirmou que está na Itália e que, por possuir cidadania italiana, não pode ser deportada: "Tenho cidadania italiana e não podem me deportar" .

Publicidade

Leia Também:

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, argumentou que Zambelli deve ser considerada foragida por ter se evadido para outro país e anunciado publicamente sua permanência na Europa, transgredindo a decisão condenatória do STF. Além da prisão preventiva, Gonet solicitou o cancelamento dos passaportes da deputada e sua inclusão na lista de difusão vermelha da Interpol .

A defesa de Zambelli alegou que a deputada deixou o país para realizar tratamento médico, mas não especificou o local. Posteriormente, o advogado Daniel Bialski informou que, por motivos de foro íntimo, deixaria de representar a parlamentar .

O pedido de prisão preventiva está sob análise do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF. Caso seja aceito, as autoridades brasileiras deverão encaminhar o pedido para o país onde Zambelli se encontra, cabendo a esse país decidir sobre a execução da ordem de prisão.

Zambelli também responde a outro processo no STF por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, após perseguir um jornalista armada em São Paulo, na véspera do segundo turno das eleições de 2022 .

A situação de Zambelli levanta questões sobre a aplicação da justiça e a cooperação internacional em casos envolvendo parlamentares condenados. A inclusão na lista da Interpol e a possibilidade de extradição dependerão das decisões das autoridades brasileiras e italianas nos próximos dias.

Comentários:
RO24H Notícias

Publicado por:

RO24H Notícias

Ultimas Notícias — Portal de notícias focado em Rondônia e Brasil. Cobertura ampla em política, economia. Você fica por dentro de tudo que acontece em Rondônia, acesse agora. Brasil. Mundo.

Saiba Mais
anuncie aqui
anuncie aqui

Veja também

digiplay
digiplay

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )