A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária amarela permanecerá em vigor durante todo o mês de julho. Consequentemente, os consumidores atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) continuarão pagando um adicional de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Segundo a agência, a decisão decorre de condições típicas do período de seca no Brasil. Nessa época do ano, os níveis dos reservatórios das hidrelétricas tendem a baixar, reduzindo a capacidade de geração dessa fonte e aumentando a necessidade de acionar usinas termelétricas, que apresentam custos de produção mais elevados.

A bandeira amarela está em vigor desde abril e, segundo a Aneel, reflete um cenário de geração menos favorável para o sistema elétrico nacional. As condições de operação são revisadas mensalmente com base em projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que avalia a demanda de energia e os custos previstos para atender às necessidades de consumo do país.

Leia Também:

Como funciona o sistema de bandeiras tarifárias

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa aos consumidores sobre o custo de geração de energia elétrica no país.

Bandeira verde: sem cobrança adicional.

Bandeira amarela: cobrança adicional de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos.

Bandeira vermelha – Patamar 1: cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh.

Bandeira vermelha – Patamar 2: cobrança adicional de R$ 7,87 a cada 100 kWh.

Recomenda-se aos consumidores que mantenham hábitos de consumo consciente para reduzir o impacto da cobrança adicional em suas contas de luz.