Espaço para comunicar erros nesta postagem
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária amarela permanecerá em vigor durante todo o mês de julho. Consequentemente, os consumidores atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) continuarão pagando um adicional de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Segundo a agência, a decisão decorre de condições típicas do período de seca no Brasil. Nessa época do ano, os níveis dos reservatórios das hidrelétricas tendem a baixar, reduzindo a capacidade de geração dessa fonte e aumentando a necessidade de acionar usinas termelétricas, que apresentam custos de produção mais elevados.
A bandeira amarela está em vigor desde abril e, segundo a Aneel, reflete um cenário de geração menos favorável para o sistema elétrico nacional. As condições de operação são revisadas mensalmente com base em projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que avalia a demanda de energia e os custos previstos para atender às necessidades de consumo do país.
Como funciona o sistema de bandeiras tarifárias
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa aos consumidores sobre o custo de geração de energia elétrica no país.
Bandeira verde: sem cobrança adicional.
Bandeira amarela: cobrança adicional de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos.
Bandeira vermelha – Patamar 1: cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh.
Bandeira vermelha – Patamar 2: cobrança adicional de R$ 7,87 a cada 100 kWh.
Recomenda-se aos consumidores que mantenham hábitos de consumo consciente para reduzir o impacto da cobrança adicional em suas contas de luz.
Publicado por:
RO24H Notícias
Ultimas Notícias — Portal de notícias focado em Rondônia e Brasil. Cobertura ampla em política, economia. Você fica por dentro de tudo que acontece em Rondônia, acesse agora. Brasil. Mundo.
Saiba MaisNossas notícias
no celular
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se