RO24H NOTICIAS

Terça-feira, 18 de Marco de 2025

Notícias Policial

SOLDADOS DA USURA: POLICIAIS MILITARES SÃO ALVOS DE OPERAÇÃO CONTRA EMPRÉSTIMOS ILEGAIS

Ministério Público e forças policiais deflagram operação para desarticular organização criminosa envolvida em extorsão, lavagem de dinheiro e outros crimes.

SOLDADOS DA USURA: POLICIAIS MILITARES SÃO ALVOS DE OPERAÇÃO CONTRA EMPRÉSTIMOS ILEGAIS
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta sexta-feira (7) a Operação Soldados da Usura. A ação ocorre em conjunto com a Polícia Militar de Rondônia (PMRO) e conta com apoio da Polícia Civil de Rondônia (PCRO), Polícia Técnico-Científica (Politec), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Gerência de Aviação do Estado (Gave/Sesdec) e Ministérios Públicos de Mato Grosso (MPMT), Mato Grosso do Sul (MPMS) e Acre (MPAC), além das Polícias Civis de São Paulo (PCSP) e Goiás (PCGO).

A investigação aponta que a organização criminosa obtinha vantagens financeiras por meio de empréstimos ilegais (usura), praticando extorsão, lavagem de dinheiro, estelionato e falsidade ideológica. O grupo utilizava ameaças, inclusive com armas de fogo, para forçar as vítimas ao pagamento, apropriando-se de valores e bens.

A operação cumpre nove mandados de prisão preventiva, 42 de busca e apreensão e bloqueia bens avaliados em R$ 73,6 milhões, incluindo imóveis, cotas empresariais e veículos de luxo. As diligências ocorrem em seis estados: Rondônia, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Acre, mobilizando mais de 200 agentes públicos.

Publicidade

Leia Também:

As investigações tiveram início após a Corregedoria da PMRO relatar indícios de envolvimento de policiais militares em crimes de usura e extorsão. Com o avanço dos trabalhos, foi identificada uma rede criminosa que captava "clientes", realizava empréstimos com juros abusivos e cobrava valores de forma violenta, inclusive expropriando bens das vítimas. O grupo lavava o dinheiro por meio de empresas de fachada e usava "laranjas" para ocultar patrimônio, investindo em imóveis, veículos e até na construção de uma draga de extração de ouro no Rio Madeira.

O nome "Soldados da Usura" faz referência ao modus operandi dos investigados, que agiam como uma milícia, empregando força e violência para explorar suas vítimas e acumular riquezas ilicitamente.

O Gaeco segue coletando informações e incentiva eventuais vítimas a denunciarem novos fatos que possam ampliar as investigações.

Siga @ro24hnoticias para mais atualizações.

Comentários:
RO24H Notícias

Publicado por:

RO24H Notícias

Ultimas Notícias — Portal de notícias focado em Rondônia e Brasil. Cobertura ampla em política, economia. Você fica por dentro de tudo que acontece em Rondônia, acesse agora. Brasil. Mundo.

Saiba Mais
digiplay
digiplay

Veja também

anuncie aqui
anuncie aqui

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )