RO24H NOTICIAS

Sexta-feira, 18 de Julho de 2025
anuncie aqui
anuncie aqui

Notícias Policial

SOLDADOS DA USURA: POLICIAIS MILITARES SÃO ALVOS DE OPERAÇÃO CONTRA EMPRÉSTIMOS ILEGAIS

Ministério Público e forças policiais deflagram operação para desarticular organização criminosa envolvida em extorsão, lavagem de dinheiro e outros crimes.

SOLDADOS DA USURA: POLICIAIS MILITARES SÃO ALVOS DE OPERAÇÃO CONTRA EMPRÉSTIMOS ILEGAIS
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta sexta-feira (7) a Operação Soldados da Usura. A ação ocorre em conjunto com a Polícia Militar de Rondônia (PMRO) e conta com apoio da Polícia Civil de Rondônia (PCRO), Polícia Técnico-Científica (Politec), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Gerência de Aviação do Estado (Gave/Sesdec) e Ministérios Públicos de Mato Grosso (MPMT), Mato Grosso do Sul (MPMS) e Acre (MPAC), além das Polícias Civis de São Paulo (PCSP) e Goiás (PCGO).

A investigação aponta que a organização criminosa obtinha vantagens financeiras por meio de empréstimos ilegais (usura), praticando extorsão, lavagem de dinheiro, estelionato e falsidade ideológica. O grupo utilizava ameaças, inclusive com armas de fogo, para forçar as vítimas ao pagamento, apropriando-se de valores e bens.

A operação cumpre nove mandados de prisão preventiva, 42 de busca e apreensão e bloqueia bens avaliados em R$ 73,6 milhões, incluindo imóveis, cotas empresariais e veículos de luxo. As diligências ocorrem em seis estados: Rondônia, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Acre, mobilizando mais de 200 agentes públicos.

Publicidade

Leia Também:

As investigações tiveram início após a Corregedoria da PMRO relatar indícios de envolvimento de policiais militares em crimes de usura e extorsão. Com o avanço dos trabalhos, foi identificada uma rede criminosa que captava "clientes", realizava empréstimos com juros abusivos e cobrava valores de forma violenta, inclusive expropriando bens das vítimas. O grupo lavava o dinheiro por meio de empresas de fachada e usava "laranjas" para ocultar patrimônio, investindo em imóveis, veículos e até na construção de uma draga de extração de ouro no Rio Madeira.

O nome "Soldados da Usura" faz referência ao modus operandi dos investigados, que agiam como uma milícia, empregando força e violência para explorar suas vítimas e acumular riquezas ilicitamente.

O Gaeco segue coletando informações e incentiva eventuais vítimas a denunciarem novos fatos que possam ampliar as investigações.

Siga @ro24hnoticias para mais atualizações.

Comentários:
RO24H Notícias

Publicado por:

RO24H Notícias

Ultimas Notícias — Portal de notícias focado em Rondônia e Brasil. Cobertura ampla em política, economia. Você fica por dentro de tudo que acontece em Rondônia, acesse agora. Brasil. Mundo.

Saiba Mais

Veja também

digiplay
digiplay

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )