Um dos mais altos escalões da Polícia Militar de Rondônia protagonizou, na madrugada deste domingo (1), um episódio que chocou a corporação e a população. O tenente-coronel Salomão D.A.M.L, de 44 anos, foi preso após fugir de uma blitz da Operação Lei Seca e dar início a uma perigosa perseguição policial pelas ruas de Porto Velho.

FUGA EM ALTA VELOCIDADE, DISPAROS E RESISTÊNCIA À PRISÃO

O oficial, que conduzia um Fiat Siena, ignorou a ordem de parada na blitz montada em frente ao Comando Geral da PM, na avenida Tiradentes. Em vez de colaborar com a fiscalização, ele acelerou bruscamente e iniciou uma sequência de infrações graves: trafegou pela contramão, avançou sinais vermelhos e quase atropelou um policial militar.

Durante a perseguição, que passou por vias como Salvador, Calama e Florianópolis, os militares precisaram reagir com firmeza. Para evitar uma tragédia, a guarnição disparou contra o pneu dianteiro do veículo após o condutor jogar o carro em direção a uma moto da PM.

Leia Também:

Mesmo com o carro danificado, o tenente-coronel seguiu até um condomínio, onde se trancou no veículo e resistiu à abordagem. Foi necessário quebrar o vidro do carro e usar spray de pimenta para contê-lo, após tentativa frustrada de fuga a pé.

EMBRIAGUEZ, ABUSO DE AUTORIDADE E O PESO DA LEI

Embora tenha se recusado a fazer o teste do bafômetro, o militar apresentava sinais visíveis de embriaguez, conforme laudo técnico: forte odor etílico, fala desconexa e comportamento alterado. Ele foi preso em flagrante pelos crimes de direção perigosacondução sob efeito de álcool e resistência à prisão.

O caso levanta questionamentos sobre a conduta de oficiais que deveriam ser exemplo e guardiões da lei, não seus violadores. O episódio ganha ainda mais repercussão por envolver um oficial de alta patente, justamente em frente ao quartel central da corporação.